Chegou a vez de Ferreira do Alentejo. Depois de, recentemente, ter chegado à ilha da Madeira e a Óbidos, a plataforma SMIITY, desenvolvida pela portuguesa mobinteg, chega agora à vila do distrito de Beja para servir de guia a todos, turistas e residentes.

É através de pequenos dispositivos emissores com tecnologia Bluetooth – os beacons -, que a solução agora disponibilizada no Alentejo torna possível o envio, automático, de informação relevante e contextual para todos os smartphones que tenham instalada a aplicação do serviço SMIITY.

A tecnologia beacon vem, assim, permitir a interacção entre os pequenos emissores instalados e os aparelhos móveis, possibilitando, aos residentes e visitantes, a recepção de informação pertinente, sempre de acordo com os locais por onde estes vão passando.

A plataforma, já operacional em Ferreira do Alentejo, possibilita a difusão de vários conteúdos multimédia e dos mais variados tipos de informação, tais como programação cultural e desportiva, pontos de interesse, notícias e avisos, informação relacionada com o património material e imaterial da região e roteiros de visita.

Na ilha da Madeira, onde a tecnologia beacon está em funcionamento há já alguns meses, os pequenos emissores estão espalhados por pontos de interesse da cidade do Funchal, mas podem igualmente ser encontrados nas levadas da ilha, oferecendo, aos mais aventureiros, informação contextual durante os percursos pedestres, disponibilizando notas sobre a fauna e flora presentes.

A aplicação móvel, de utilização gratuita, está disponível para dispositivos Android e iOS.