2015-03-04

Vítor Pereira é Personalidade SmartCities do ano

O CEO da agência de comunicação Conteúdo Chave, Vítor Pereira, foi distinguido hoje com o "Prémio Personalidade SmartCitiesLive" 2015. O galardão, atribuído no âmbito dos Prémios Personalidade da Green Business Week, reconhece contributos individuais para a divulgação dos territórios e cidades portuguesas.

Promotor do Smart Travel'14 que, em Dezembro passado reuniu especialistas nacionais e internacionais no Nordeste Transmontano para debater territórios e turismo, o ex-jornalista reforça a importância do evento para este prémio. "Foi, no fundo, a última fase de um trabalho intenso", explica Vítor Pereira, à revista Smart Cities.

Sobre o sector das smart cities, o vencedor do prémio "Personalidade SmartCitiesLive” lembra que Portugal “está a seguir a mesma tendência que se sente a nível internacional”, ou seja, uma mudança de foco da tecnologia para os cidadãos. “O tempo de integração tecnológica está a terminar e existe uma maior necessidade de envolver os cidadãos na participação pública”, afirma o especialista. 

 

Segundo Vítor Pereira, a qualidade de vida é uma tendência que ganha relevância nas cidades inteligentes. “Os governantes têm de estar receptivos a estas questões. A comunicação é aqui o grande elo de ligação [entre administração pública e cidadãos]”, acrescenta. O especialista trabalha na área da comunicação há mais de 20 anos, como jornalista, editor, director e fundador de diversos projectos. Em paralelo, o também consultor para a área das smart cities, publica regularmente artigos sobre este tema.

 

Além da área das smart cities, estes prémios, entregues pelo ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva e pelo presidente da Fundação AIP, Jorge Rocha de Matos, distinguiram outros contributos individuais nos sectores da água e energia. O embaixador Gonçalo Santa Clara Gomes, nomeado em 2005 presidente da delegação portuguesa da Comissão Internacional de Limites entre Portugal e Espanha, foi galardoado com o “Prémio Personalidade Acqualive”, enquanto o professor João Peças Lopes, da Faculdade de Engenheria da Universidade do Porto, recebeu o “Prémio Personalidade EnergyLive”.

 

Os Prémios Green Business Week 2015 incluem também Distinções Inovação, que foram atribuidas às Universidades de Évora, Aveiro e Coimbra. O INESC TEC, o Instituto Pedro Nunes e o Instituto Superior Técnico também fazem parte desta lista, assim como o CEIIA (Centro para a Excelência e Inovação da Indústria Automóvel), a Startup Lisboa e o município de Águeda.

 

A Green Business Week — Semana Nacional para o Crescimento Verde encontrar-se-à a decorrer no Centro de Congressos de Lisboa até ao final do dia de amanhã.

VOLTAR

NOTÍCIAS RELACIONADAS

2017-03-14
Três dias de Green Business Week
Cidades inteligentes, água e energia voltam, pelo terceiro ano consecutivo, a estar em destaque em Lisboa. O Green...
2017-03-20
"Os dados são o petróleo do mundo digital"
Construção da inteligência urbana é, para Miguel de Castro Neto, o caminho que as cidades devem seguir, de forma a...
2016-03-03
Que soluções andam pelo Green Business Week?
Da eficiência energética à produção de combustíveis sintéticos e ao tratamento de águas residuais, Torres...
2016-03-02
Cada território no seu galho
Cada “caso é um caso” e, por isso, a abordagem aos territórios deve ser feita de forma distinta, excluindo uma...
VER TODAS