2015-01-13

Municípios preparam resposta às alterações climáticas

Vinte e seis municípios portugueses vão delinear estratégias de adaptação às alterações climáticas. A iniciativa parte do projecto ClimAdaPT.LOCAL, que arranca esta quinta-feira com o intuito de apoiar as autarquias na avaliação das vulnerabilidades locais e do potencial de adaptação às alterações climáticas, no planeamento e gestão municipal.

A acção surge como uma forma de dar resposta a modificações decorrentes das alterações climáticas, que se prevê que afectem o território nacional, como a subida do nível do mar, o aumento da temperatura ou o aumento da frequência e intensidade de eventos meteorológicos extremos. 

 

Usufruindo de uma verba de 1,5 milhões de euros, o projecto inclui a criação de uma Rede de Municípios de Adaptação Local às Alterações Climáticas em Portugal, que sirva como promotora da discussão em torno das políticas locais de adaptação.

 

O lançamento do ClimAdaPT.Local – Estratégias Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas terá lugar no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa, onde estará presente o ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva. Especialistas vindos da Noruega, Reino Unido e Espanha vão partilhar experiências no âmbito internacional, ao passo que Almada, Cascais e Sintra serão os municípios portugueses que vão apresentar o trabalho realizado nesta área.

 

Recorde-se que o consórcio do ClimAdaPT.Local é integrado por entidades portuguesas e norueguesas, envolvidas na temática da adaptação às alterações climatéricas, e faz parte do Programa AdaPT, criado para o desenvolvimento de projectos neste âmbito, em Portugal.

VOLTAR

NOTÍCIAS RELACIONADAS

2017-11-16
Agências de Energia e Ambiente e a cooperação territorial em discussão
No próximo dia 6 de Dezembro, o Cineteatro Municipal João Mota, em Sesimbra, recebe o Encontro Nacional das Agências...
2017-10-04
Alfa-AMA: Combater as alterações climáticas num bairro esmagado pelo turismo
No bairro de Alfama, é hoje difícil escapar à febre do turismo, mas duas investigadoras portuguesas estão...
2017-07-07
G19, estão prontos para salvar o planeta?
“Unidos para salvar o planeta”. É assim que 52 cidades do mundo, representando mais de 275 milhões de cidadãos,...
2017-03-21
Encontro Nacional debate o clima em Loulé
Loulé recebe, no próximo dia 7 de Abril, o Encontro Nacional “O Desafio do Clima”. A iniciativa decorre no...
VER TODAS