2017-07-20

Luminale: arte, design e iluminação juntos para responder a desafios sociais

Estão abertas, até 31 de Agosto, as candidaturas para projectos a apresentar na edição do próximo ano do festival bienal Luminale, que decorrerá de 18 a 23 de Março, em Frankfurt. O festival de iluminação, que acontece em simultâneo com a Light+Building, a maior feira internacional de iluminação e tecnologia para edifícios, vai apresentar-se de cara lavada, com novidades não só ao nível da iluminação urbana, mas também ao nível dos desafios sociais decorrentes da vida nas cidades.

 

A cidade alemã de Frankfurt não vai ser apenas a mera anfitriã, vai, também, dar a conhecer-se enquanto modelo para o desenvolvimento urbano. O festival de iluminação e design urbano vai apresentar, para a sua edição de 2018, um conceito renovado, englobando novas temáticas através de uma divisão em cinco categorias. A categoria Solutions endereça um convite aos mais variados técnicos e membros da sociedade civil para a apresentação de soluções que visem a melhoria da vida urbana.

Por seu turno, à categoria Art pertence um conjunto de projectos artísticos de iluminação urbana, seleccionados por um júri qualificado, que se mostrem tecnicamente inovadores e sobressaiam do ponto de vista estético. Adicionalmente, o festival Luminale contempla as categorias Study, uma plataforma para novos talentos, start-ups, escolas e universidades, Community, que destaca iniciativas de cidadãos, de freguesias e campanhas de bairro espontâneas e, finalmente, a categoria Better City. Esta última procura apresentar, pelo menos, um projecto que permaneça depois do festival, criando um ponto de referência permanentemente disponível para os cidadãos da cidade alemã.

 

As candidaturas para cada uma das cinco categorias do festival podem ser submetidas, até ao final de Agosto, através do sítio web do festival.

 

A edição de 2016 do festival de iluminação, realizado, desde 2002, a cada dois anos, contou com mais de 200 instalações artísticas de iluminação e atraiu perto de 200 mil visitantes, trazendo ao centro de Frankfurt os temas de design, iluminação e arquitectura da feira internacional Light+Building.

VOLTAR

NOTÍCIAS RELACIONADAS

2017-07-04
Amarante aposta na música em candidatura à UNESCO
Amarante quer pertencer à Rede de Cidades Criativas da UNESCO na categoria Música. A candidatura foi formalizada no...
2017-05-09
Philips CityTouch promete poupar até 75% na iluminação das cidades
A aplicação CityTouch é a nova aposta da Philips Lighting para a gestão da iluminação pública das cidades. A...
2017-04-12
Águeda liga os pontos de luz para comunicar
Transformar cada ponto de luz num ponto inteligente de uma rede de comunicações é o mais recente desafio do...
2016-10-11
Alemanha – aberturas ousadas
Até 27 de Novembro, Veneza é palco de mais uma Bienal. Mário Caeiro, investigador e docente na ESAD.cr, esteve na...
VER TODAS