2017-11-27

Lisboa: inovação digital e descarbonização em discussão

Será a inovação digital a chave para alcançar a neutralidade nas emissões de carbono? A 5ª edição da Conferência Cidades Inteligentes - Cidades do Futuro, organizada pela Lisboa E-Nova, vai realizar-se no próximo dia 29 para abordar estes pontos e para discutir a inovação ao serviço da sustentabilidade nas cidades.


Mobilidade eléctrica, a implementação das acções ao nível da mobilidade e eficiência energética no âmbito do projecto europeu Sharing Cities, que junta as cidades de Lisboa, Londres e Milão, e o futuro do ecossistema criativo de Lisboa são alguns dos temas que vão marcar o dia.


A conferência, que irá decorrer no Fórum Picoas, em Lisboa, vai centrar a discussão em torno do ambiente de inovação de Portugal e da estratégia seguida pelo país e, em particular, pela cidade de Lisboa. O programa do dia conta com a presença, entre outros, de representantes da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), da Agência de Energia e Ambiente de Lisboa (Lisboa E-Nova), Startup Lisboa, ADENE, MOBI-E, Altice Labs e da câmara municipal de Lisboa.


O compromisso mundial de atingir uma economia neutra em carbono, em linha com o definido pelo Acordo de Paris, tem sido um dos principais motores da inovação tecnológica ao serviço da sustentabilidade das cidades. É neste sentido que a conferência organizada pela Lisboa E-Nova vai incluir a apresentação de várias soluções já implementadas, muitas destas associadas à economia circular e à transição digital.


Também a iniciativa para a reabilitação de Alfama Alfa-AMA SSD será aqui apresentada. Desenvolvido no âmbito do Climate-KIC, o programa de inovação da União Europeia, o Alfa-AMA SSD tem como objectivo assegurar a permanência dos residentes actuais deste bairro e atrair novos moradores, promovendo a resiliência dos edifícios relativamente às alterações climáticas e a coexistência entre o comércio local tradicional e os novos negócios.


Para além disso, os finalistas do Smart Open Lisboa, um programa de aceleração e implementação de soluções urbanas inovadoras, serão apresentados no final da conferência.


A presença na conferência é de inscrição obrigatória. Mais informações, relativas às inscrições, ao preço destas, assim como o programa completo, podem ser encontradas aqui.


A revista Smart Cities é media partner da 5ª Conferência Cidades Inteligentes - Cidades do Futuro.

VOLTAR

NOTÍCIAS RELACIONADAS

2017-11-22
É importante usar os sentidos para compreender as cidades?
No final deste mês, o especialista em urbanismo norte-americano Chuck Wolfe vai estar em Portugal para partilhar uma...
2017-11-28
Solução para cidades inteligentes da NEC é “Powered by FIWARE”
A solução para cidades inteligentes da empresa japonesa NEC acaba de receber a certificação “Powered by...
2017-11-24
Alugar um pinheiro no Natal e aproveitá-lo para biomassa
A Rnters, finalista da edição deste ano do Big Smart Cities, tem uma proposta smart para o Natal dos portugueses. O...
2017-11-21
Ferramenta de gestão da qualidade do ar chega a Lisboa e Porto
As cidades de Lisboa e Porto vão dispor de uma nova ferramenta para a gestão da qualidade do ar. O LIFE Index-Air é...
VER TODAS