2014-12-12

Açores é destino mais sustentável do mundo

Marisa Vitorino Figueiredo

A região dos Açores foi a melhor classificada na lista dos 100 destinos turísticos mais sustentáveis do mundo. Apesar de a lista, divulgada quarta-feira, não estar apresentada como ranking, o arquipélago português obteve o melhor resultado na avaliação dos vários parâmetros: 8,9 em 10 possíveis.

 

Nesta que foi uma iniciativa do website especializado GreenDestinations e da Totem Tourism, estão também incluídos outros cinco destinos portugueses: Cascais-Estoril, Lagos, Região do Oeste, Serra do Socorro/Archeira e Sintra.

 

Para a selecção final, foram avaliados critérios como a envolvente natural, ambiente, cultura, economia verde e políticas de turismo sustentável, num total de 40-60 indicadores, incluídos na ferramenta Global Sustainable Tourism Review. Entre as portuguesas, Sintra foi quem obteve uma pior pontuação: 4,1 valores, sendo prejudicada em parâmetros relacionados com a economia verde e políticas de turismo sustentável.    

 

Nesta primeira edição da lista de 100 destinos turísticos sustentáveis, foram abertos concursos para a sugestão de locais nas redes sociais. De seguida, 30 peritos internacionais escolheram os 100 melhores candidatos. Contudo, o principal motivo para a inclusão dos destinos portugueses na lista prende-se com os galardões QualityCoast, já recebidos este ano por estas cidades e regiões.

 

Mesmo assim, o director da GreenDestinations, Albert Salman, faz questão de frisar que “nenhum destino é sustentável a 100%”. “O Global Top 100 tem como objectivo reconhecer destinos turísticos que trabalharam arduamente para fazer a diferença e levar a sustentabilidade a sério”, acrescentou, em comunicado de imprensa. 

VOLTAR

NOTÍCIAS RELACIONADAS

2017-02-17
Smart Island, a visão da Vodafone para os Açores
A Vodafone quer que as ilhas do arquipélago dos Açores sejam as primeiras “Smart Island” e, para isso,...
2017-02-15
SOL: Lisboa de dados abertos
Já arrancou a segunda edição do Smart Open Lisboa (SOL). Envolvimento do cidadão, mobilidade, turismo e cultura e...
2017-01-18
Em 2017, Viseu quer receber a sua visita
Durante este ano, Viseu está, oficialmente, de portas abertas. Depois de dois anos de crescimento da procura...
2016-12-23
ZERO propõe que S. Miguel reduza em 50% as emissões de CO2 por incineração
A ZERO quer acabar com as incinerações desnecessárias de resíduos urbanos indiferenciados e aumentar a taxa de...
VER TODAS