2017-06-16

Uma semana para debater o futuro e inovação na água

De 24 a 30 de Setembro, o Porto vai ser a capital europeia da água e inovação, através da realização da Porto Water Innovation Week (PWIW). A iniciativa pretende juntar, na cidade portuguesa, os líderes globais do sector em três grandes eventos: a “EIP Water Conference”, a “Mayors&Water Conference” e a “Water Innovation Lab Europe”. Ao todo, são esperados mais de 800 participantes para debater as questões mais prementes do sector.

 

A “EIP Water Conference” e a “Mayors&Water Conference” serão realizadas com a chancela da Comissão Europeia. A primeira, já na sua quarta edição, decorrerá nos dias 27 e 28 de Setembro e vai acolher debates sobre a inovação no sector da água. Já a segunda, com data marcada para 29 de Setembro, é o palco escolhido para a apresentação oficial da Agenda Urbana para a Água (2030) e vai servir, igualmente, para demonstrar casos de estudo sobre soluções inovadoras e sustentáveis orientadas para a gestão de água em meio urbano.

 

Finalmente, o “Water Innovation Lab Europe Porto 2017”, idealizado pela empresa canadiana Waterlution, inicia-se no dia 24 e termina no dia 29 e tem como alvo um público mais jovem, dos 18 aos 35 anos, para uma experiência de colaboração “inter-sectorial”.

 

Transversalmente a todos estes eventos e à PWIW, decorrerá a “Water & People”, com o objectivo de envolver todos os cidadãos na temática da inovação ligada à água, através de animação de rua e artes performativas, de 27 a 30 de Setembro.

 

A PWIW é fruto de uma organização conjunta da câmara municipal do Porto, através da empresa municipal Águas do Porto, Águas de Portugal, Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e Parceria Portuguesa para a Água.

 

Todas as iniciativas são gratuitas, sendo, no entanto, algumas de inscrição obrigatória. Mais informações podem ser consultadas na página oficial da PWIW.

VOLTAR

NOTÍCIAS RELACIONADAS

2017-06-20
Tourism Up procura projectos turísticos inovadores longe das cidades
Promovido pelo Territórios Criativos e Turismo de Portugal, o Tourism Up vai percorrer o país, longe das grandes...
2017-06-07
Manifesto das smart cities inclusivas procura cidades embaixadoras
Após o sucesso na altura do lançamento, em Novembro de 2016, em que o Manifesto de Cidades Inteligentes Inclusivas...
2017-06-02
500 mil euros para ideias inovadoras de energia sustentável
Até ao dia 29 de Junho, as start-ups portuguesas e espanholas na área da energia sustentável podem candidatar-se...
2017-05-23
Águas e resíduos de Loures e Odivelas adoptam sistema inteligente de gestão
A plataforma colaborativa NAVIA foi a solução escolhida pelos Serviços Intermunicipalizados de Águas e Resíduos de...
VER TODAS