2017-01-23

Sun Concept é o vencedor nacional do Chivas The Venture

A start-up Sun Concept é a vencedora da final nacional do Chivas The Venture, juntando-se, agora, aos outros 29 finalistas do resto do mundo. A empresa portuguesa, dedicada à construção de embarcações abastecidas unicamente a energia solar, está agora na final internacional e na luta pelos mais de 900 mil euros que todos os anos são distribuídos pelos finalistas.

 

O The Venture, cuja cerimónia nacional decorreu na semana passada, premeia os melhores projectos na área do empreendedorismo social e este ano convida os finalistas a participar numa semana de aceleração, em Oxford, organizada pelo The Skoll Centre for Social Entrepreneurship, que marcará o início da fase global do concurso.  Aqui, os 30 escolhidos de todo o mundo terão mentoria de especialistas e de vários empreendedores sociais. O público terá, depois, uma palavra a dizer em relação a quais das start-ups recebem financiamento. A final decorrerá em Julho, na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos da América.

 

Ao vencer a final portuguesa, a Sun Concept assegurou um prémio de 3 mil euros. Já o segundo classificado, a Places4All, que apresentou um sistema de classificação de acessibilidade universal que permite a classificação das condições de acessibilidade a determinados locais e a difusão dessa informação, teve direito a um prémio de mil euros. A MedSimLab, a NU-RISE e a Noocity foram as demais finalistas do concurso, para o qual se candidataram, nesta edição, 30 empresas portuguesas. Na edição anterior, o vencedor português foi a ColorADD, um código gráfico universal de identificação de cores para daltónicos, desenvolvido por Miguel Neiva, que hoje pode ser encontrado em livros, materiais escolares, jogos educativos, peças de vestuário, mas também na sinaléctica de dezenas de cidades portuguesas.

 

A Sun Concept, empresa de Olhão, fabrica embarcações ambientalmente sustentáveis que não fazem uso de combustíveis fósseis e não emitem gases com efeito de estufa. Destacou-se, segundo Jean François Collobert, director geral da Pernod Ricard e jurado no concurso, “pela sua preocupação com a sustentabilidade e apoio à indústria nacional, e o seu projecto apresenta uma solução inovadora que acreditamos que fará toda a diferença para muitas pessoas em todo o mundo”.

 

O Chivas The Venture, realiza-se desde 2014 e, desde então, todos os anos está aberto a todas as start-ups que apresentem uma solução, um produto, ou um modelo de negócio que se proponha a resolver ou diminuir um problema de cariz social ou ambiental.

 

VOLTAR

NOTÍCIAS RELACIONADAS

2016-10-19
Chivas The Venture está de volta para premiar ideias positivas
Está de volta o Chivas The Venture, lançado pela marca Chivas Regal em 2014. O concurso premeia start-ups que criem...
2016-04-12
Dez ideias que estão a mudar as cidades
Todos os anos, a New Cities Foundation selecciona dez start-ups inovadoras cujas ideias estão a transformar cidades e...
2016-02-29
Quer ser empreendedor social?
Atenção, aspirantes a empreendedores sociais: as primeiras edições deste ano do Bootcamp em Empreendedorismo Social...
2016-01-29
Formar para transformar o mundo
Atenção empreendedores sociais: a IES-Social Business School (IES-SBS) vai desvendar o seu novo programa de...
VER TODAS