2016-11-03

As Cidades do Futuro debatem-se em Lisboa

“Cidades inteligentes – Cidades do Futuro” é a proposta da Lisboa E-nova para o próximo dia 30 de Novembro. Pela quarta vez, a Agência de Energia e Ambiente de Lisboa organiza uma conferência sobre o tema, dando especial destaque ao actual momento de inovação tecnológica que a capital portuguesa está a atravessar.

 

Sobre como construir cidades e comunidades inteligentes, o encontro vai abordar temas como o projecto europeu Sharing Cities ou Web Summit. Paulo Carvalho (CM Lisboa), Graham Colclough (UrbanDNA), Rui Franco (CM Lisboa), Miguel Águas (Lisboa E-Nova) são os oradores que dão o pontapé de saída nesta conferência.

 

Num segundo painel destinado à gestão – também esta inteligente – das cidades, a palavra cabe às empresas do sector Siemens e Altice Labs, com representantes municipais a partilharem as suas experiências. Da CM Lisboa, Vítor Vieira vai abordar a gestão electrónica dos resíduos, enquanto James Blaik, de Doncaster no Reino Unido, analisa a iluminação pública inteligente (a confirmar).

 

A tarde da conferência será dedicada à divulgação de projectos e aplicações em ambiente urbano, com a experiência de Águeda em destaque. Inovação tecnológica, modelos energéticos sustentáveis, urban analytics e governação inteligente são alguns dos temas visados, com os contributos da Novabase, Coopérnico, Nova IMS e Universidade das Nações Unidas, respectivamente.

 

Mais informações aqui.

 

VOLTAR

NOTÍCIAS RELACIONADAS

2018-02-19
Portugal Smart Cities Summit convida a ir até à antiga FIL
A temática das cidades inteligentes vai voltar ao Centro de Congressos de Lisboa (CCL), a antiga FIL, mas, desta vez,...
2018-02-06
Cidade de Lisboa investe no apoio aos mais idosos
A câmara municipal de Lisboa e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa vão investir mais de 100 milhões de euros no...
2018-02-01
Smart City Expo Curitiba destaca ecossistema de inovação no Brasil
Tecnologia disruptiva, governança, inovação digital e cidades sustentáveis do futuro - são estes os quatro temas...
2018-01-30
OPINIÃO: Será 2018 o ano das Cidades Inteligentes?
Se 2017 foi um ano que tornou clara a inevitabilidade da transformação digital do mundo, foi também o ano em que os...
VER TODAS