2017-11-28

Solução para cidades inteligentes da NEC é “Powered by FIWARE”

A solução para cidades inteligentes da empresa japonesa NEC acaba de receber a certificação “Powered by FIWARE”. O selo significa que o Cloud City Operation Centre (CCOC) está em linha com os padrões open source FIWARE, o que permite o desenvolvimento de novas aplicações em múltiplos sectores verticais.

 

Segundo explica o comunicado da empresa tecnológica, “a solução CCOC reúne em tempo real dados com informação da cidade, faz uma análise automatizada da informação e permite a rápida provisão de serviços municipais, o que, por sua vez, reduz a carga de trabalho nos centros de monitorização”. Desta forma, “os custos públicos operacionais podem ser reduzidos através da utilização da tecnologia da NEC para processar e visualizar os dados, o que significa que as autarquias podem concentrar-se na tomada de decisões para o bem-estar público, melhorando o funcionamento e a coordenação diária de vários serviços municipais, reforçando a segurança e, por fim, melhorando a qualidade de vida dos residentes”, refere o documento. O CCOC da NEC é, por exemplo, a solução escolhida para o Centro Operacional Integrado (COI) de Lisboa e que vai recolher e trabalhar dados de mais de 40 entidades, internas e externas à câmara municipal, de forma a permitir a coordenação em tempo real dos vários serviços da cidade.

 

Por sua vez, a FIWARE, lançada em 2011 com o apoio da Comissão Europeia, é uma plataforma open source que disponibiliza aos developers as características e funcionalidades necessárias para o desenvolvimento de soluções e aplicações, tais como APIs, e combinando componentes que permitem a ligação à Internet of Things, com gestão de informações de contexto e serviços Big Data na cloud. “As especificações destas APIs são públicas e isentas de royalties. Uma implementação Open Source de referência de cada um dos componentes FIWARE está publicamente disponível para que possam surgir mais rapidamente no mercado, diversos fornecedores FIWARE com uma proposta de baixo custo”, explica o comunicado. Desde 2016, a FIWARE conta com uma Fundação com o mesmo nome, cujo é servir a Comunidade FIWARE, que compreende todos os indivíduos e organizações comprometidos com a concretização da missão FIWARE, ou seja, "construir um ecossistema aberto e sustentável em torno de normas públicas, isentas de royalties e orientadas à implementação de plataformas de software para o desenvolvimento de novas aplicações Inteligentes em múltiplos sectores".

 

Para a NEC, esta certificação está em linha com o que tem sido a sua política de abertura e colaboração. "A nossa estratégia de produtos para a transformação digital está totalmente baseada nesses dois elementos e não existe melhor representação desses valores do que a FIWARE. Tiramos partido do seu software orientado para a implementação com o objetivo de criar aplicações inteligentes em sectores como o das smart cities", afirmou José Luis Maté, CTO de Serviços Públicos da NEC Europa.

 

VOLTAR

NOTÍCIAS RELACIONADAS

2017-11-22
É importante usar os sentidos para compreender as cidades?
No final deste mês, o especialista em urbanismo norte-americano Chuck Wolfe vai estar em Portugal para partilhar uma...
2017-11-27
Lisboa: inovação digital e descarbonização em discussão
Será a inovação digital a chave para alcançar a neutralidade nas emissões de carbono? A 5ª edição da...
2017-11-24
Alugar um pinheiro no Natal e aproveitá-lo para biomassa
A Rnters, finalista da edição deste ano do Big Smart Cities, tem uma proposta smart para o Natal dos portugueses. O...
2017-11-21
Ferramenta de gestão da qualidade do ar chega a Lisboa e Porto
As cidades de Lisboa e Porto vão dispor de uma nova ferramenta para a gestão da qualidade do ar. O LIFE Index-Air é...
VER TODAS