2018-02-06

Cidade de Lisboa investe no apoio aos mais idosos

David Alvito

A câmara municipal de Lisboa e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa vão investir mais de 100 milhões de euros no programa “Lisboa, cidade de todas as idades”, que servirá para apoiar os mais idosos que vivem na capital portuguesa.

O programa, apresentado na última sexta-feira, tem como principal objectivo diminuir o isolamento social dos mais idosos que, actualmente, já ascendem a um quarto do total da população lisboeta.

 

De acordo com a autarquia, o programa visa assumir, de forma clara, a responsabilidade social da cidade, junto da população com mais de 65 anos, ou seja, mais de 130 mil pessoas, que se concentram maioritariamente na zona coroa da cidade: Ajuda, Belém, Campolide, Carnide, Benfica, São Domingos de Benfica, Lumiar, Santa Clara e Olivais.

 

O investimento de mais de 100 milhões de euros será aplicado ao longo dos próximos oitos anos na construção de oito equipamentos com valência de lar de idosos e cuidados continuados, infra-estruturas que irão criar cinquenta mil vagas para os lisboetas mais idosos. O montante contempla também medidas de apoio aos idosos que que vivem sozinhos ou a cargo de cuidadores informais. O programa prevê ainda a adaptação do espaço público, dos transportes e construções às necessidades de todos os cidadãos e não apenas dos de mais idade, bem como a criação de um fundo de cinco milhões de euros, destinado a dar apoio a entidades da rede social, para, até 2021, adquirirem equipamentos e reabilitarem imóveis. De destacar ainda o investimento de quatro milhões de euros, nos próximos três anos, para a criação de um serviço de teleassistência, que chegará a seis mil idosos.

 

A cerimónia de assinatura do protocolo decorreu na passada sexta-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho e contou com as presenças de Fernando Medina, presidente do município, e Edmundo Martinho, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

 

VOLTAR

NOTÍCIAS RELACIONADAS

2018-02-19
Portugal Smart Cities Summit convida a ir até à antiga FIL
A temática das cidades inteligentes vai voltar ao Centro de Congressos de Lisboa (CCL), a antiga FIL, mas, desta vez,...
2017-11-22
É importante usar os sentidos para compreender as cidades?
No final deste mês, o especialista em urbanismo norte-americano Chuck Wolfe vai estar em Portugal para partilhar uma...
2017-11-28
Solução para cidades inteligentes da NEC é “Powered by FIWARE”
A solução para cidades inteligentes da empresa japonesa NEC acaba de receber a certificação “Powered by...
2017-11-27
Lisboa: inovação digital e descarbonização em discussão
Será a inovação digital a chave para alcançar a neutralidade nas emissões de carbono? A 5ª edição da...
VER TODAS