2018-01-03

Compta e NOVA IMS unem esforços para desenvolver iniciativas para smart cities

Enquanto se lançavam os últimos cartuchos de 2017, a Compta Emerging Business, empresa do grupo Compta, e a NOVA IMS, da Universidade Nova de Lisboa (UNL), assinaram um acordo de cooperação focado no desenvolvimento de áreas tecnológicas emergentes. Cidades inteligentes, Indústria 4.0 e a Internet das Coisas (IoT) são as áreas que o acordo pretende impulsionar.


O objectivo é tirar partido do trabalho que a instituição de ensino da UNL tem desenvolvido, combinando esse trabalho com o conhecimento de uma empresa como a Compta, que, segundo Jorge Delgado, CEO do grupo, ocupa “uma posição de destaque nas áreas das Cidades Inteligentes, Indústria 4.0 e tecnologias IoT”.


Esta colaboração deverá materializar-se na partilha de conhecimentos, assim como na realização de várias iniciativas e eventos de divulgação e sensibilização.


“Esta parceria coloca o conhecimento da nossa escola ao serviço da sociedade, uma vez que ficamos mais próximos de responder aos desafios que hoje as áreas urbanas e os territórios enfrentam”, admite o director da NOVA IMS, Pedro Simões Coelho. As capacidades analíticas da instituição de ensino superior, nomeadamente no tratamento de dados, será um dos pilares desta parceria. O responsável acrescenta, ainda, que o acordo firmado significa “uma importante ponte entre a indústria, o mercado e a academia”.


O grupo Compta conta, actualmente, com soluções de IoT ao serviço das smart cities e da Indústria 4.0 já implementadas em várias cidades, contabilizando mais de 250 mil pontos de dados ligados aos seus módulos de serviço.


Por sua vez, a NOVA IMS é uma instituição que investe na formação em tratamento de dados e em cidades inteligentes, contanto, inclusivamente, com uma pós-graduação nesta área.

VOLTAR

NOTÍCIAS RELACIONADAS

2017-12-11
Universidade do Minho inaugura LabSecIoT
A Universidade do Minho (UMinho) inaugura hoje um laboratório dedicado ao tema da segurança na Internet of Things e...
2017-12-13
Repensar as cidades inteligentes: Da tecnologia para um estado de felicidade
É o momento de repensar as cidades inteligentes! Do enfoque na tecnologia para um estado de felicidade     O...
2017-11-24
Alugar um pinheiro no Natal e aproveitá-lo para biomassa
A Rnters, finalista da edição deste ano do Big Smart Cities, tem uma proposta smart para o Natal dos portugueses. O...
2017-11-23
Novo "mercado" on-line liga cidades às soluções smart
Fazer a ligação entre as cidades e os fornecedores de soluções tecnológicas inteligentes é a proposta da nova...
VER TODAS