2017-06-08

EUSEW: Nove projectos de smart cities para replicar

A Semana Europeia da Energia Sustentável (EUSEW) vai juntar nove projectos para cidades inteligentes, numa iniciativa que visa promover a sua análise. O objectivo é a troca de experiências, tendo em vista a replicação das melhores práticas para a promoção de uma economia de baixo carbono e de maior eficiência na gestão dos recursos.

 

Estes projectos serão alvo de análise aprofundada na sessão “Smarter is cleaner”, que decorrerá no âmbito da EUSEW, que terá lugar entre os dias 19 e 25 de Junho, em Bruxelas. Aqui, será dada primazia à partilha dos conhecimentos adquiridos nos projectos e à troca de experiências entre autoridades locais, cidadãos e parceiros da indústria, de modo a propiciar o trabalho conjunto para a implementação e replicação de soluções para o desenvolvimento de cidades inteligentes. A sessão será especialmente orientada para soluções desenvolvidas nos campos das redes inteligentes, do armazenamento inteligente de electricidade, assim como para consumidores que produzem a sua própria energia.

 

Os nove projectos envolvidos, financiados pelo programa Horizonte 2020 destinado às smart cities e às comunidades, representam soluções já desenvolvidas e aplicadas - ou em aplicação - em 27 cidades-farol e 30 outras cidades parceiras de vários programas comunitários: RemoUrban, Triangulum, GrowSmarter, Replicate, SmarterTogether, mySMARTlife, SmartEnCity, RUGGEDISED e SharingCities, sendo Lisboa uma das cidades-farol deste programa.

 

Da análise dos projectos deverá resultar um catálogo de conhecimentos que permitam aplicar a um largo conjunto de cidades os processos e as soluções tecnológicas já desenvolvidas e testadas no terreno.

 

A sessão “Smarter is cleaner” fará parte da Conferência Política da Semana Europeia da Energia Sustentável, um evento que vai juntar Comissão Europeia, governos locais, líderes da indústria, consumidores e centenas de outros participantes num debate sobre o futuro energético da Europa.

VOLTAR

NOTÍCIAS RELACIONADAS

2018-02-19
Portugal Smart Cities Summit convida a ir até à antiga FIL
A temática das cidades inteligentes vai voltar ao Centro de Congressos de Lisboa (CCL), a antiga FIL, mas, desta vez,...
2018-02-16
“Poupa Energia” disponível no Espaço Cidadão
Qualquer cidadão já poderá obter apoio na utilização do portal “Poupa Energia” em vários dos 551 Espaços...
2018-02-01
Smart City Expo Curitiba destaca ecossistema de inovação no Brasil
Tecnologia disruptiva, governança, inovação digital e cidades sustentáveis do futuro - são estes os quatro temas...
2018-01-30
OPINIÃO: Será 2018 o ano das Cidades Inteligentes?
Se 2017 foi um ano que tornou clara a inevitabilidade da transformação digital do mundo, foi também o ano em que os...
VER TODAS