Os candidatos ao programa poderão fazê-lo em quatro calls, sendo que a primeira, agora a decorrer e com fecho marcado para 8 de Fevereiro, vai focar-se em projectos que acelerem a implementação generalizada de electrónica de potência no sistema e no desenvolvimento de novos recursos para a flexibilidade do sistema compatível com um sistema de energia livre de carbono.

Com uma duração de quatro anos, o Grid2030 quer ajudar empreendedores e investigadores a desenvolver planos de negócio e parcerias e só aceita soluções que estejam no estágio inicial de desenvolvimento (abaixo do TRL 5), mas cuja perspectiva de mercado seja clara.

A oportunidade está aberta a entidades públicas e/ou privadas e consórcios de toda a Europa – incluindo universidades, centros de investigação, start-ups e empresas do sector. Para além do investimento disponível, que pode chegar até aos cinco milhões de euros, o Grid2030 inclui também apoio no processamento dos projectos e no desenvolvimento de relações directas com os parceiros da InnoEnergy na indústria.