2017-04-18

Candidaturas abertas para os Municípios do Ano 2017

Está lançada a edição de 2017 do concurso Municípios do Ano. Da responsabilidade da Universidade do Minho, através da plataforma UM-Cidades, estes prémios visam reconhecer as boas práticas dos municípios portugueses, na promoção do crescimento, da inclusão ou da sustentabilidade. A fase de candidaturas já abriu e vai prolongar-se até ao próximo dia 9 de Junho.

 

Para se candidatarem, os municípios devem apresentar um projecto, da autoria do município, que tenha produzido um impacto positivo significativo, ao nível do território, e que tenha sido implementado após 1 de Janeiro de 2015.

 

Na edição de 2016, a cidade do Fundão foi a grande vencedora da distinção nacional dos prémios, atribuídos pela UM-Cidades (na imagem). Foi o projecto “Academias de Código”, que visa ensinar os cidadãos locais a programar, a valer o prémio máximo. A iniciativa da autarquia contribuiu para que, num espaço de apenas três anos, tivessem sido criados mais de 500 postos de trabalho na área das tecnologias de informação e comunicação (TIC). Em 2015, este prémio foi conquistado por Vila do Bispo, pelo mérito na organização do maior festival de aves e natureza do país.

 

Para além da distinção nacional, os prémios dedicados aos municípios nacionais contam, também, com categorias que distinguem os municípios que mais se destacaram no país, a nível regional, e premiando igualmente os municípios do ano dentro das áreas metropolitanas do Porto e de Lisboa.

 

A plataforma UM-Cidades foi fundada em 2014 por José Mendes, então vice-reitor da Universidade do Minho e agora secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, e apresenta como objectivos fundadores a valorização dos territórios e a transferência de conhecimentos entre municípios e regiões.

 

As candidaturas para a edição deste ano serão avaliadas pelo júri entre os dias 12 e 30 de Junho, faltando ainda anunciar a data da cerimónia de entrega dos prémios.

VOLTAR

NOTÍCIAS RELACIONADAS

2017-07-26
Novos destinos para viver
Para quem procura qualidade de vida, novas oportunidades ou simplesmente abrandar o ritmo, o futuro já não passa só...
2017-06-30
Que cidades despertam mais vontade de pedalar?
Quais são as melhores cidades do mundo para pedalar? O Copenhagenize Design Co. já fez a sua avaliação e, no topo...
2017-03-30
Candidaturas abertas para a 10ª edição dos Green Project Awards
A próxima edição dos Green Project Awards (GPA) é diferente. Porque é a décima e porque traz, consigo, várias...
2017-03-20
"Os dados são o petróleo do mundo digital"
Construção da inteligência urbana é, para Miguel de Castro Neto, o caminho que as cidades devem seguir, de forma a...
VER TODAS