2018-01-04

EN10 vai ser mais amiga dos modos suaves

É já este ano que a câmara municipal de Vila Franca de Xira vai avançar com a primeira fase do projecto de requalificação da Estrada Nacional 10. Com um investimento aproximado de 6,6 milhões de euros, está contemplada a execução de uma rede pedonal e ciclável que, na sua totalidade, vai estender-se desde a Póvoa de Santa Iria até Alverca do Ribatejo.

São mais de cinco quilómetros de rede ciclável e pedonal que o município de Vila Franca de Xira vai requalificar em 2018, ao abrigo do seu Plano de Acção de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS). O concurso público deverá ser aberto brevemente.


Esta primeira fase apresenta como objectivo potenciar a adopção dos modos suaves ao longo deste percurso, compreendendo um troço de 5,2 quilómetros com um prazo de execução fixado em 265 dias. O investimento será co-financiado por fundos comunitários provenientes do programa Portugal 2020.


Num concelho que conta já com uma rede de ciclovias com 11 quilómetros de extensão, esta obra procura criar uma rede ciclável e pedonal contínua e coerente, capaz de proteger tanto ciclistas quanto peões.


O plano para a estrada nacional prevê a adopção de medidas de acalmia de tráfego, procurando a redução das velocidades de circulação, assim como uma partilha mais equilibrada do espaço público. Serão expandidos passeios, eliminadas barreiras arquitectónicas, renovado mobiliário urbano e melhorada a iluminação pública, com o objectivo de transformar este troço da EN10 numa avenida urbana dotada de um corredor verde.


Para além dos 11 quilómetros de ciclovias já existentes e dos 5,2 quilómetros a acrescentar com esta obra, a ambição do município de Vila Franca de Xira passa por atingir os 100 quilómetros de vias cicláveis dentro do concelho.


Foto: © CM Vila Franca de Xira

VOLTAR

NOTÍCIAS RELACIONADAS

2018-01-10
GPA: Cinco projectos de inovação urbana disputam vitória
Já são conhecidos os 75 finalistas da 10ª edição do Green Project Awards (GPA), seleccionados a partir de 150...
2017-09-28
Greenfest com "nova cara" para celebrar 10º aniversário
O Greenfest mudou de cara. Com uma imagem renovada, a 10ª edição do evento vai realizar-se entre os dias 28 de...
2017-09-18
Treino outdoor: seja autónomo na sua cidade!
Dizem que a moda é cíclica e esta frase feita ajusta-se na perfeição ao novo olhar que os amantes do desporto...
2017-05-03
Portugal está a planear ciclovias “sem cautelas”, avisa especialista
A persistência de erros na construção de redes cicláveis, a falta de dados relativos à utilização da bicicleta,...
VER TODAS