2017-03-31

Smart Cities Tour: Qualidade de vida dominou a etapa de Mafra

A terceira etapa do Smart Cities Tour 2017 foi acolhida pela vila de Mafra, no passado dia 22 de Março, e realizou-se sob o mote “Sociedade e Qualidade de Vida”, contando com a presença de autarcas e técnicos municipais de todo o país. De seguida, é a vez de Gaia receber o tour, a 3 de Maio, numa sessão que terá como temas a Economia e a Inovação.

 

O dia de trabalhos, que ficou marcado pelo terceiro workshop do programa da Associação Nacional de Municípios Portugueses, teve início no Salão Nobre da Assembleia Municipal de Mafra, com intervenções de boas vindas e enquadramento por parte dos organizadores – município de Mafra (Presidente Hélder Silva), ANMP (Vice-presidente António Almeida Henriques), NOVA Cidade (Miguel de Castro Neto) e PT (Carlos Sá Carneiro). A estas intervenções, seguiu-se um debate institucional com os representantes da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional, do Município de Lisboa, do Município de Cascais e do Fórum dos Cidadãos, com a moderação de Carlos Lobo (partner da EY). Foram vários os temas abordados durante o dia: serviços sociais e de bem-estar; saúde e teleassistência; educação, formação e e-learning; segurança pública; gestão de emergências; e Inclusão digital.

 

Durante o período da tarde, foram realizadas sessões sobre oportunidades de financiamento, com a intervenção da Agência Nacional de Inovação (ANI) e sobre partilha de experiências municipais, ao nível da inteligência urbana e da melhoria da qualidade de vida das populações. Esta última sessão contou com representantes de vários municípios, como são os casos de Nelas e Oeiras, que apresentaram, respectivamente, um projecto social de envelhecimento activo, da Universidade Sénior de Nelas, que se concentra nas questões da inclusão digital e da ligação inter-geracional, e o projecto do Eixo Verde e Azul do Rio Jamor, que junta os concelhos de Sintra, Amadora e Oeiras na conservação e defesa do rio Jamor contra cheias e na promoção da uma ligação pedonal e ciclável entre os três concelhos.

 

“A experiência de promover o debate entre políticos, técnicos, empresas e sociedade é extremamente produtiva”, conta Miguel de Castro Neto, sub-director da NOVA IMS (Information Management School) e coordenador do NOVA Cidade, que revela o objectivo deste tour: “é dar a palavra a quem conhece o território, a quem está mais perto das pessoas”, acrescentando que “só com a colaboração de todos é possível tirar melhor partido da inteligência colectiva existente nas cidades e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos”.

 

O Smart Cities Tour 2017 nasce de uma parceria entre a ANMP e a iniciativa NOVA Cidade, da NOVA IMS. Este programa vai continuar a percorrer o país, fomentando um ambiente de partilha entre municípios, academia e empresas. A próxima etapa realiza-se no próximo dia 3 de Maio, em Gaia, e estará subordinada ao tema “Economia e Inovação”.

 

Na conferência sobre cidades inteligentes, ZOOM Smart Cities, que vai realizar-se em Lisboa, no próximo mês de Junho, terá lugar a apresentação dos resultados finais dos workshops, perante a presença de autarcas e especialistas nacionais e internacionais em matéria de cidades inteligentes.

 

A revista Smart Cities é media partner do Smart Cities Tour 2017.

VOLTAR

NOTÍCIAS RELACIONADAS

2017-03-29
A analítica ao serviço de Oeiras
Comunicar ocorrências, comprar refeições escolares, pedir senhas para o atendimento municipal ou pagar...
2017-02-06
SMART CITIES TOUR ruma a Évora
O TEMPO (Teatro Municipal de Portimão) recebeu, no passado dia 25 de Janeiro, o primeiro de cinco workshops do Smart...
2017-01-24
Smart Cities em Tour por Portugal até Maio
Qual o estado da arte das cidades inteligentes em Portugal? Esta é a pergunta que dá mote ao Smart Cities Tour 2017....
2017-01-10
GPA: Conheça as Cidades Sustentáveis finalistas
As bicicletas partilhadas de Anadia (b-And), a construção de bacias de retenção para a prevenção de inundações,...
VER TODAS