2017-04-28

U-Bike e mobilidade em bicicleta com dia dedicado em Lisboa

O U-Bike quer deixar os alunos universitários de Norte a Sul a pedalar. Em Lisboa, Instituto Superior Técnico (IST), Universidade Nova de Lisboa (UNL) e ISCTE foram seleccionados para fazer parte do programa e vão receber, no âmbito da iniciativa, bicicletas eléctricas e convencionais. Este projecto, assim como a mobilidade urbana em bicicleta, será tema de conversa na reitoria da UNL no próximo dia 2 de Maio.

 

O evento, intitulado “A Academia a Pedalar – Desafios e Oportunidades”, vai ocupar todo o dia e vai servir, não só para apresentar os contornos do projecto em Lisboa, para as instituições de ensino superior escolhidas, como também para discutir a bicicleta como forma de mobilidade dentro da cidade.

 

Na sessão de abertura, são esperados os dirigentes máximos das instituições de ensino superior em causa, assim como o presidente da câmara municipal de Lisboa, Fernando Medina (a confirmar), Eduardo Feio, presidente do Instituto da Mobilidade e Transportes (IMT) e Miguel de Castro Neto, coordenador do Nova U-Bike Portugal.

 

Durante a manhã, as atenções vão estar viradas para a “Mobilidade suave em meio urbano”, com apresentações de Paulo Rodrigues (Abimota), Rita Castel’Branco (câmara municipal de Lisboa), Bernardo Campos Pereira (Urbactiv) e José Carlos Mota (Universidade de Aveiro). No período da tarde, e já sob o mote “A bicicleta no quotidiano”, vai subir ao palco Kobe Vanhaeren, da aplicação móvel Horizontal Cities, Ana Santos, da Faculdade de Motricidade Humana e Paulo Barreto, Country Manager da rede social Facebook em Portugal, para versar sobre a bicicleta no espaço urbano e sobre formas de incentivo à utilização deste meio de transporte.

 

O encerramento do evento ficará a cabo de José Mendes, secretário de estado adjunto e do ambiente. Farão, ainda, parte deste dia, sessões de debate e um “passeio de boas práticas” em bicicleta, a ligar o Campus de Campolide da UNL, o Instituto Superior Técnico e o ISCTE.

 

O evento, com início marcado para as 9h30 do dia 2 de Maio, é de entrada gratuita.

 

O projecto U-Bike Portugal enquadra-se num contexto marcado pelos objectivos definidos no Plano Nacional de Acção para a Eficiência Energética (PNAEE) 2013-2016, que classifica os transportes como área prioritária para a melhoria da eficiência energética, através da promoção da mobilidade ciclável e outros modos suaves.

 

VOLTAR

NOTÍCIAS RELACIONADAS

2017-09-18
Bicicletas partilhadas de Lisboa arrancam esta terça-feira
As Gira, nome escolhido para o sistema de bike-sharing da EMEL, vão estar  oficialmente disponíveis já a partir de...
2017-09-06
CycleHack: o evento para eliminar barreiras à bicicleta está de volta
Fazer frente às barreiras que os utilizadores de bicicleta encontram pela cidade, através de soluções pensadas e...
2017-09-04
Eu pedalo, tu pedalas, nós pedalamos
Em algumas comunicações orais de sensibilização sobre as vantagens da utilização da bicicleta que tenho feito,...
2017-07-26
Novos destinos para viver
Para quem procura qualidade de vida, novas oportunidades ou simplesmente abrandar o ritmo, o futuro já não passa só...
VER TODAS